ACNE TRATAMENTO: formas utilizadas de tratamento da acne.

Tratamento dos cravos e das espinhas. Se você busca tratamento pra acne, consulte sempre um bom dermatologista. As orientações deste site também podem ajudar bastante no seu tratamento, mas é de fundamental importância que o tratamento da acne mais severa seja acompanhado por um médico especializado no assunto.

 

O que é Acne e espinhas? Saiba tudo sobre acne, cravos e espinhas. Tipos, causas, pomadas, medicamentos e tratamentos para acne.


 

  Para cada caso tem um tipo de tratamento da acne.

 

 


TRATAMENTO DA ACNE



 

O tratamento depende do diagnóstico a respeito do grau de acne apresentado pelo paciente.

No início da acne, quando tudo começa, aparecem os cravos. Nesta fase, a limpeza correta da pele, a retirada completa da maquiagem no caso das mulheres, o uso de sabonetes sem óleo e adstringentes são medidas úteis. Em graus mais avançados, no entanto, é possível utilizar antibióticos para uso tópico, para que combatam as bactérias formadoras da acne.

Considerando a acne como uma doença e não como uma condição pubertária comum, o médico deve efetuar um exame clínico completo e localizar, com a colaboração do paciente, os eventuais fatores que favorecem seu aparecimento.

O tratamento local deve em primeiro lugar permitir uma dermo-abrasão (extirpação do estrato superficial da pele). Isto obtém-se graças a lavagens frequentes com água e sabonete (preferivelmente sabonetes ácidos líquidos). Utilizam-se também soluções de álcool, de ácido salicílico ou de resorcina. Recentemente, algumas substâncias como a tretinoina foram utilizadas com sucesso. Um tratamento anti-séptico local completa a prescrição.

Conheça as formas de tratamento da acne para eliminar os cravos e espinhas.
TRATAMENTO DA ACNE


O tratamento em geral compreende antibióticos que atuam sobre a pele, como as tetraciclinas, cremes e por vezes até hormonios femininos destinados a equilibrar a ação dos hormonios masculinos.

Existem os cremes que ajudam a retirar o estado inflamatório da acne, dentre os quais destacam-se os baseados em peróxido de benzoíla. Para retirar cravos e manchas também são utilizados os cremes de ácido retinóico e os derivados do ácido azeláico. Por via oral, ainda pode-se utilizar produtos antibióticos que exercem função antibacteriana e ajudam as glândulas a produzirem menos secreção. Sem esquecer dos retinóicos orais, derivados de vitamina A ácida, cuja finalidade também é reduzir a produção de secreção, mas de forma mais dramática.

De acordo com os dermatologistas, os peelings só são indicados para fases posteriores e normalmente objetivam a retirada de manchas e cicatrizes. As limpezas de pele, na opinião de alguns especialistas, só devem ser feitas por esteticistas bem orientadas, e devem visar apenas à retirada dos comedões, usando a técnica manual. Não se deve mexer em espinhas, alertam os dermatologistas, explicando que as tentativas domésticas de extração de espinhas podem resultar em inflamações ainda piores, podendo ocasionar pústulas, irritações e até levar à formação de cistos, que só podem ser retirados por cirurgia.

As máscaras anunciadas pelas esteticistas e pela indústria de beleza, os papeizinhos abrasivos e outros métodos do gênero só são úteis para quem tem cravos muito superficiais e em pequena quantidade.

Nos casos graves, a cirurgia intervém para extrair os quistos e os nódulos ou para remediar as cicatrizes antiestéticas. As técnicas de peeling, planning ou de limpeza, se praticadas com cuidado e competência, restituem a quem está sujeito à acne um aspecto normal.

 

 

TRATAMENTOS ALTERNATIVOS OU NATURAIS

 

De acordo com indicações do Dicionário de Medicina Natural, existem alternativas aos tratamentos tradicionais receitados por médicos e dermatologistas. Manter a pele limpa, lavando-a duas ou três vezes por dia, cuidando para que não fique muito seca; utilizar produtos de limpeza suaves, feitos de ingredientes naturais ou plantas, evitar o uso de maquiagem, entre outras recomendações, são meios de "auto-ajuda" que em nada prejudicam o tratamento medicamentoso.

O Dicionário sugere ainda tônicos caseiros, feitos à base de água de rosas e hamamélis, ou o uso de alho, considerado um antibiótico natural, ou pomada de própolis, como alternativas baratas de tratamento. Calêndula, Camomila, Milefólio, Sabugueiro e Alfazema são outras plantas receitadas, assim como dar banhos de vapor na face, produzido por água em infusão com flores de camomila, limeira, sálvia e alfazema, também são indicados.

Embora haja soluções apresentadas também por técnicas de aromaterapia, florais de Bach e homeopatia, é sempre recomendável que se consulte um médico especialista - no caso da acne, um dermatologista - para saber se estas iniciativas são ou não prejudiciais. Em muitos casos, elas podem ser nada mais nada menos do que inócuas, ou seja, não darem resultado algum.

 

Antibióticos podem ser utilizados no tratamento da acne.

Lavar bem o rosto é muito importante no tratamento para acne.

Tratamento acne. Uma limpeza de pele bem feita pode ajudar.


 

 

 

 

 

 

                                                  Não encontrou o que procura? Pesquise no Google:

 

 

 

 

O QUE É A ACNE      ACNE VULGAR         PORQUE SURGEM AS ESPINHAS         CRAVOS E ESPINHAS        CAUSAS DA ACNE        TRATAMENTO      ESPINHAS E ACNE

 

ISOTRETINOÍNA          ASEPXIA         ACNASE         COMO TIRAR ESPINHAS

 

ACNE LASER          COMO ACABAR COM AS ESPINHAS     TIRAR ESPINHAS     COMO REMOVER ESPINHAS     ACNES E ESPINHAS     ESPINHA        ACNES       

 

 

 

AVISO: O mais importante é que as pessoas busquem informação, conheçam as opções de tratamento que podem ser utilizadas e juntamente com um profissional de sua confiança iniciem o quanto antes o seu tratamento.

 

O bom profissional que atende a pacientes com acne e espinhas em sua prática clínica deve conhecer as diversas formas de tratamento e sempre atualizar seus conceitos a fim de oferecer o melhor para cada caso em particular.

 

 

 

IMPORTANTE: Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações aqui acessadas. O site acneeespinhas.org não possui nenhum vínculo com laboratórios farmacêuticos ou com fabricantes de medicamentos em geral. Todas as informações contidas neste site, tem por objetivo a informação, divulgação e educação acerca do tema acne e espinhas. Este artigo expressa tão somente o ponto de vista de profissionais da área de saúde e de seus respectivos autores.

 

 

 

 

 

Copyright © - Todos os direitos reservados para o site ACNE e ESPINHAS - www.acneeespinhas.org - Revisado em Março de 2012.

 

Aqui você encontra tudo sobre tratamento da acne.